2010-05-18

O Blog da minha irmã!



Hoje vou abraçar o nepotismo, com muito orgulho!

Quero apresentar para vocês o blog da minha irmã: "the ethically challenged - A year in the life of a novice ethical consumer" (http://www.theethicallychallenged.blogspot.com/).

Tudo começou a partir de uma conversa que tivemos sobre consumo ético, produtos ecologicamente responsáveis e toda a preocupação verde com o planeta.

Nós duas concordamos que, apesar de louvável e recomendável, ainda é muito difícil viver seguindo estes princípios. E olha que a Renata mora em Londres. Se é complicado para ela, o que dizer para nós, brasileiros (por aqui respeitar o planeta é somente economizar água e levar a eco-bag ao supermercado...). Imaginem se eu ligo para a Bauducco pedindo que eles me atestem que toda a cadeia de produção deles segue o "fair trade" e que seus bolos, colombas e panetones são fabricados de maneira sustentável. Quem leu o post sobre a troca da Colomba Pascal sabe que tipo de apuro o consumidor enfrentaria para no fim não conseguir nada! Enfim...


Outro aspecto que nos distancia desta nova forma de comportamento são os preços, sempre (muito) mais altos do que os dos produtos "sem consciência". E, como se não bastassem a dificuldade para achar produtos 100% éticos e os preços salgados, parece que há uma regra que dita que "eco-friendly" é sinônimo de feiúra.

Será mesmo?





Pressentindo um certo preconceito de minha parte, minha irmã resolveu se propor um desafio: (tentar) viver dentro dos padrões ecologicamente corretos, só comprar produtos fabricados de maneira ética, com o mínimo de "carbon footprint" ( mais ou menos a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa necessária para a manufatura), informar-se sobre as condições de fabricação de tudo que comprar (fair trade). O desafio tem a duração de um ano - depois disso ou ela se converte em guardiã do planeta ou volta a ser a consumidora de sempre.

Assim, a Renata resolveu registrar seu desafio em um blog: http://www.theethicallychallenged.blogspot.com/.

Como ela mora em Londres e já é mais inglesa do que brasileira, todos os posts são escritos em inglês. Ainda assim vale a pena! As histórias são boas e ela tem um jeito divertido e leve de escrever.


Vocês vão ver as primeiras dificuldades como comprar um vestido para um jantar, escolher um sapato (bonito) para montar o look do evento - aliás, aqui preciso dizer que os sapatos naturebas que ela encontrou à venda eram todos medonhos! Credo...melhor ir descalça e fazer a "descolada", "tô nem aí". Dá uma passadinha lá e depois me conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário