2010-03-03

A Devassa Paris Hilton II



O assunto da proibição do comercial da cerveja continua dando o que falar! Escrevo aqui apenas algumas linhas para complementar o post anterior. A coluna do Fernando de Barros e Silva (Folha de SP, 03/03) é muito oportuna ao lembrar: em que aspecto a "Devassa Paris Hilton" é mais sexista e desrespeitosa às mulheres do que a "Boa" Juliana Paes? Será que é porque a primeira é americana, loira, herdeira e milionária (combinação que no Brasil soa como palavrão!)?

A leitora Cabral de Barros deixou um comentário alertando-me para o fato de que a suspensão da campanha funcionou como um "golpe publicitário" e que só trouxe benefícios para a marca da cerveja. Claro que isso é verdade, como comprova o antepenúltimo parágrafo do post anterior (quase todo mundo ficou a favor da cerveja), mas o que realmente me incomoda é o fato de um órgão governamental ter autoridade para tirar o filme do ar, alegando que nós consumidores (especialmente as mulheres) estamos sendo desrespeitados. Como me incomoda esta postura paternalista vinda de alguém que não é meu pai!! Isso para mim só tem um nome: CENSURA. E censura do tipo Hugo Chávez (pé de pato, mangalô, três vezes!!!). Credo...

Um comentário:

  1. Tb achei um absurso retirarem a campanha do ar. O curioso é que vi recentemente um comercial de cerveja (se não me engano era da Nova Schin, mas não tenho certeza) em que amigos juntos assistiam ao jogo, enquanto suas mulheres, como que por vingança, repetiam como retardadas palavras terminadas em "ÃO", tais como: cartão, liquidação e outras bobeiras. Taí, isso eu acho de mau gosto. É evidente que a publicidade explora clichês mas, em alguns casos, as marcas poderiam rever seus discursos, por vezes reducionistas e um tanto ultrapassados.

    ResponderExcluir