2010-03-04

Geração Global



O conceito de "geração global" é uma das idéias que mais tem me entusiasmado (e provocado uma ponta de inveja) nos últimos tempos! Vocês já ouviram falar? Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o tema lá vai: geração global é uma geração de jovens que não tem medo do mundo! Este pessoal tem uma imensa noção de pertencimento - em outras palavras, acho que é a primeira geração de pessoas que não se sente "presa", "enraizada" no país onde nasceu.

Eles são os novos "exploradores", no melhor sentido da palavra: este pessoal encara o globo terrestre como o quintal de sua casa e não se intimada. É o americano que aceita uma proposta de trabalho no Vietnã, o alemão que vai para Indonésia tirar fotos, o brasileiro que vai ser voluntário na África...

Parece que é a primeira geração que percebe que para ser bem sucedido nestes novos tempos é preciso sair para o mundo, entender o mundo, experimentar o mundo!

Já existe até um site - Glimpse.org - que identifica os integrantes desta tendência disponibiliza para eles um espaço para que cada um conte seus casos, divida sua vivência em outro país. Deixo aqui o link da Glimpse no You Tube onde há um video contando um pouco desta história tão inspiradora!


http://www.youtube.com/watch?v=1n1ljfK4aOU

Os integrantes da "Geração Global" são moderníssimos e têm como lema de vida "sair da zona de conforto" - eu tento tanto ser assim...São pessoas que se arriscam, que se jogam na vida e no mundo...não têm medo de nada! E é claro que as empresas estão atrás dessa gente - afinal, eles são criativos, "esponjas" que absorvem inspiração no mundo todo - quem não quer um time destes trazendo inovação para sua marca?

A existência da GG é uma coisa esperançosa. Nunca tantos jovens foram tão conscientes dos desafios comuns que o globo enfrenta, tão determinados a "ir lá" aprender a respeito, ou tão decididos a dar sua contribuição para um mundo mais equitativo. A cibercomunidade sem fronteiras das redes sociais tem um efeito poderoso sobre suas opiniões.


Como diz o colunista Roger Cohen, "Daniel, BRITÂNICO, vai passar um mês no Brasil aprendendo com marketeiros BRASILEIROS a vender, para 80 milhões de cidadãos do VIETNÃ, uma cerveja AMERICANA (Budweiser), que agora pertence a uma empresa BELGA." É uma mistura exótica e fascinante, não?

É isso gente. Não existem mais fronteiras. Vivemos esta realidade na minha família há tempos: minha irmã mora em Londres, meu irmão em Boston, minha mãe quer se mudar para os estados Unidos e minha única tia mora, juntamente com meu tio e primas,na Austrália. A diferença é que a gente se auto define como ciganos mesmo!
E amanhã tem mais...

Um comentário: