2010-02-18

Como as pessoas gastam dinheiro?


Hoje o assunto é uma dica do Dr.Décio, um dentista leitor que gosta dos assuntos ligados ao comportamento humano. O Dr.Decio leu no The New Yok Times e me passou o link de uma matéria muito interessante (http://www.nytimes.com/2008/09/07/business/07metricsWEB.html?_r=1) sobre os hábitos de consumo em diversos países (What Your Global Neighbors Are Buying).

O formato do gráfico já é por si só diferente e fácil de entender (aqui não dá para ver direito mas no site é muito legal). Vejam o que mostra o gasto dos países com lazer (os Estados Unidos são o maior quadrado -porque gastam mais- e cada país está representado de acordo com sua posição geográfica).



Não vi na matéria nenhuma grande análise em cima dos números, apesar de os dados imputados no gráfico serem do Euromonitor, um grande instituto de pesquisa de mercado europeu. Assim, porque gosto de classificar e tirar conclusões de tudo tratei eu mesma de achar algum padrão no comportamento dos consumidores. Eis o que descobri:

Não vou entrar no mérito dos valores gastos por cada país (a não ser quando isso tornar a história mais curiosa) - o que realmente me interessou foi ver em que categoria de produtos os cidadãos de cada país investem mais seu dinheiro. Primeiramente, vamos às categorias que aparecem no gráfico:

1)Roupas e Calçados
2)Eletrônicos: computadores, TV, máquinas fotográficas (celulares não entram aqui)
3)Bebidas alcoólicas e cigarros
4)Artigos para a casa: tapetes, móveis, lençóis, louças, artigos e limpeza
5)Lazer: jogos, brinquedos, livros ingressos para cinema, teatro, museus

Bom, nas grandes potências podemos ver uma homogeneidade quanto à categoria preferida - nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Japão a categoria com que os consumidores mais gastam é "lazer". Aliás, os rankings de EUA e Inglaterra têm exatamente o mesmo padrão: lazer, artigos para casa, roupas e calçados, bebidas e cigarros e, por último, eletrônicos (fiquei surpresa ao constatar o desprestígio dos eletrônicos! deve ter alguma informação aqui que não consegui ver...)

Já os produtos para casa formam a categoria favorita de Brasil e México. Lazer ocupa o segundo lugar no Brasil (gastamos mais nos divertindo do que para nos vestir) e os eletrônicos ficam aqui também em último lugar!

Apesar de lazer estar em primeiro lugar nos Estados Unidos e em segundo no Brasil, a diferença de valores gastos chega a ser cômica: os americanos gastam, anualmente, 880 BILHÕES de dólares com brinquedos, jogos, livros e cinema, enquanto que nós, brasileiros, gastamos 27 bilhões. Há, realmente, um abismo a nos separar...

Na China e na Índia os consumidores gostam mesmo é de gastar com roupas e calçados. Na Índia, eles gastam mais com bebidas e cigarros do que com lazer!! Horrível, né? No Japão o povo também bebe e fuma - esta categoria de produtos está numa posição acima de roupas!

No México e na China "lazer" fica em terceiro lugar, atrás de artigos para casa e de roupas/calçados.

Para terminar, um resumo:

Inglaterra/USA/Japão: o primeiro mundo gasta (muito) mais com lazer
Brasil e México: nós, latinos em desenolvimento, gostamos de investir no lar
China e India: estes gostam de roupas. A diversão fica em 3º e 4ª lugares respectivamente (diferente de nós, ocidentais,né?)

Acho que é isso, gente.
E amanhã tem mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário