
Li outro dia uma matéria que falava sobre a dificuldade que enfrentamos sempre que queremos mudar um hábito, um padrão de comportamento: parar de fumar, ser mais organizado, emagrecer, ser mais disciplinado... é tudo tão difícil que desanima!
O que isso tem a ver com os consumidores? Muito. Consumidores são seres humanos e entender como o nosso cérebro funcional é crucial para uma boa estratégia de marketing!


Assim, uma dica é: tente, não desanime, tente, motive-se, tente, tente, que uma hora acontece! Ainda repetindo Mark Twain: " A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau."
A Wikipedia, a enciclopédia online que pode ser editada por qualquer um, é um exemplo vivo do poder da colaboração! Aliás, é de colaboração que vive a Wikipedia! Assim, também num caso de mudança de hábito ou quebra de padrões nocivos de comportamento, aproveite a colaboração de comunidades! Pense no caso de dietas: muitas vezes as pessoas ficam encabuladas de dividir com amigos e parentes sua intenção de perder peso e de pedir ajuda na empreitada.

Pesquisadores perguntaram a algumas pessoas que estavam fazendo uma caminhada em uma montanha qual era o tamanho da subida (quando eles ainda estavam lá embaixo). As pessoas que iam fazer o trajeto sozinhas sempre acreditavam que a distância era maior do que a real. Já aquelas que estavam acompanhadas tinham a impressão de que a caminhada era mais curta.
Segunda dica: peça ajuda! Não encare a batalha sozinho!

Terceira dica: imagine realidades paralelas, outros lugares que você habita. Imagine-se de diversas maneiras - mais magro, atlético, organizado. Imagine que estas características já são suas!
Agora, vamos falar das medidas que tomamos quando queremos mudar alguma coisa no nosso comportamento - geralmente utilizamos a abordagem do lado esquerdo do cérebro: contamos calorias, cortamos carboidratos, compramos patch de nicotina, procuramos alguma academia perto de casa e mais um montão de medidas racionais. Nosso lado esquerdo sabe que se a gente seguir as fórmulas a risca, tudo vai dar certo - então, por que dificilmente dá? Porque, apesar de sabermos o que precisa ser feito, é só quando sentimos o significado da mudança que as coisas passam a acontecer - precisamos utilizar a abordagem do lado direito do cérebro. "Para mudar um hábito é preciso associar seus passos a um propósito maior, algo que consiga te manter constantemente motivado", diz Daniel Pink, auto do livro "A Whole New Mind: Why Right-Brainers Will Rule the Future" .

Então, a dica número quatro é: tome consciência dos grandes momentos, das grandes emoções. O resto é imediatismo, pequeno, não resolve nada e ainda te traz um monte de problemas.
É isso, gente. Espero que ninguém precise mudar nada, mas para aqueles que querem quebrar um círculo vicioso em suas vidas, tomara que o post sirva de inspiração!
E segunda-feira (dia de fazer o bem) tem mais...

adorei o post, obrigada (:
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