2010-02-24

O preço de se sentir especial!



O mundo está passando por uma crise financeira - isso todo mundo sabe! O que ninguém poderia imaginar é que nestes tempos difíceis algumas empresas tenham desenvolvido estratégias que vão "contra a corrente". Estamos falando de marcas que estão atrás do consumidor que, num mundo cada vez mais globalizado, igual, padronizado, ainda quer se sentir especial, mesmo sabendo que o preço para isso é alto. As empresas estão apostando forte neste tipo de consumidor gastador!

E o que é se sentir especial? Na nossa realidade capitalista e consumista, sentir-se especial é ter (não ser) aquilo que ninguém tem, é a sensação (ilusória, em minha opinião) de exclusividade.

Querem alguns exemplos? Nos Estados Unidos há uma rede de lojas de móveis chamada Restoration Hardware (www.restorationhardware.com) que criou recentemente uma linha exclusiva (mais cara) com reproduções feitas a mão de antiguidades européias e americanas. Quem compra? Quem que sair do "catálogo genérico" da loja e entrar no "nicho" só permitido a "poucos e bons". A mesa ao lado, por exemplo, é uma réplica, feita a mão, de uma mesa inglesa, de 100 anos atrás. Preço: US$ 3180, só a mesa, sem as cadeiras. Caro, né? Principalmente se considerarmos que é uma réplica (ok, é feita a mão, mas mesmo assim....).

Um executivo da empresa afirma que "com a economia abalada, muitos comerciantes estão baixando o nível. Nós decidimos ir na decisão oposta". Sabem que eu adoro isso? Esta ousadia de "ir na contra mão"? Acredito, piamente, no conselho do megainvestidor (e bilionário) Warren Buffet, que defende que em tempos de crise temos que ser "contrariantes": "Seja audacioso quando os outros são cautelosos, e seja cauteloso quando os outros são audaciosos".

A Saks Fifth Avenue, uma sofisticada loja de departamento americana, é outra que ousou em plena da recessão: abriu uma boutique que vende Kiton, uma luxuosa marca italiana de roupas masculinas feitas a mão: ternos a US$7000 e calças de US$ 1195. "Acreditamos que ainda existam homens que fazem questão de e apresentar de uma certa maneira".

E o que dizer dos perfumes exclusivos? Vocês já ouviram falar de "eau de couture"?São os perfumes individualizados! Ninguém vai exalar a mesma fragrância que você. Além do caráter único da essência, os ingredientes são também raros e naturais - o trabalho é todo manual. Tamanha sofisticação tem, claro, um preço, que pode ser considerado um fortuna: uma perfumaria inglesa que atende às encomendas de cheirosos que querem ter um aroma só seu, cobra US$ 34.000 por um frasco de perfume.

O movimento de se criar mimos caros e exclusivos também está presente nas companhias aéreas. É bem verdade que a maioria delas está preocupada em baratear passagens, cortando custos, aumentando o número de assentos na aeronave, diminuindo o espaço que cada passageiro ocupa até a gente se sentir um hamster engaiolado(estes pelo menos têm a rodinha para se exercitar e não ter uma embolia nas pernas), mas há aquelas empresas que, mais uma vez, ousam contrariar...É o caso da Korean Airlines que está gastando US$ 200 milhões para trocar as poltronas por outras de alta classe, melhorar o entretenimento a bordo e servir comida orgânica.

Todas estas iniciativas se resumem à frase de um executivo da Saks: "O cliente está em busca de valor, e valor não está apenas no preço".

É isso, gente. Quem pode, pode.
E amanhã tem mais...

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