
Para falar sobre este tema, vamos primeiramente deixar de lado os moralismos e julgamentos - nada daquela história de ficar horrorizado com a perua que gasta 2000 EUROS numa bolsa enquanto na África 2500 crianças morrem DIARIAMENTE de inanição ou de sede!
Hoje o ângulo sob o qual quero olhar a questão é outro: vamos dar uma espiada neste fascinante mercado de produtos lindos, sofisticados, perfumados, premium, de super qualidade, de atenção máxima aos detalhes!

Definição de luxo de acordo com o "Moderno Dicionário da Língua Portuguesa - Michaelis": Qualquer coisa dispendiosa ou difícil de se obter, que agrada aos sentidos sem ser uma necessidade. Tudo que apresenta mais riqueza de execução do que é necessário para a sua utilidade. O que é supérfluo, que passa os limites do necessário.
Definição de luxo de acordo com Coco Chanel: "Luxo é tudo aquilo que é extremamente supérfluo, mas extremamente necessário"
Eu fico com a definição de Chanel - é supérfluo, é exagerado, é, às vezes, ofensivo, mas é uma d-e-l-í-c-i-a!
Li uma pesquisa que listava as características dos consumidores deste mercado (estamos falando aqui de consumidores assíduos e não eventuais - são aquelas pessoas que tem malas de viagem da Louis Vuitton e não apenas o porta moedas dividido em 3x no cartão...). Em geral estas pessoas:

2) gastam muito tempo se preocupando com sua imagem
3) costumam negar que compram marcas premium para estabelecer seu status social
4) têm prazer em comprar estes produtos - existe um prazer sensorial em tocar em artigos tão sofisticados, para não falar no orgulho por poder tê-los
5) gostam de se presentear, de se mimar
6) adoram uma exclusividade
Este mesmo consumidor se desinteressa por uma marca a partir do momento que ela começa a ficar "acessível demais". Tudo o que ele não quer é ver sua marca por aí, na mão de todo mundo.


Quando se fala emluxo, o Brasil está entre os dez maiores mercado do mundo. Na América, perde apenas para os Estados Unidos, que têm renda per capita dez vezes superior! São Paulo, então é a Meca das marcas de luxo no país!
Agora, vejam alguns números curiosos sobre o luxo no Brasil:
A Tiffany está presente em 40 países, mas apenas no Brasil as vendas dos produtos são parceladas em 3 vezes...Em um determinado momento, em São Paulo, havia 103 consumidores em uma fila de espera para comprar uma bolsa Louis Vuitton de R$9mil, 300 aguardando uma calça Diesel a módicos a R$890,00 e 20 esperando ansiosos por sua Mercedes Classe E custando R$ 400 mil.

E o que dizer da Daslu? Eu acho que a Daslu era chique quando era pequena, um sobradinho na Vila Nova Conceição - depois que virou aquele elefante branco em plena Marginal do Pinheiros (credo!), aí a coisa descambou - afinal, nada daquele tamanho pode ser chique ou exclusivo - tem até farmácia lá dentro!! A Daslu já foi definida como "o parque de diversões dos endinheirados" e oferece algo que seu público aprecia muito - as funcionárias, ou "dasluzetes" são filhas das famílias ilustres que frequentam a loja - assim, as clientes Daslu são atendidas pelas filhas de suas amigas! Até a filha do ex-governador Geraldo Alckmin, Sofia, já trabalhou lá. Já pensou?
É isso.
E segunda-feira tem mais...
Ah, uma última coisa: eu conheci uma pessoa que tinha uma loja de produtos importados, carésimos, num famoso hotel 5 estrelas de São Paulo. Sabem quem eram seus maiores clientes? Deputados e suas senhoras visitando São Paulo - pediam para faturar suas compras junto com as diárias...

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