2010-04-15

Twitter!


Acho que nessas alturas do campeonato todo mundo já conhece ou ouviu falar no Twitter, certo?
Para aqueles que não ligaram o nome à pessoa, Twitter é um microblog que permite que você divulgue notícias e comentários em 140 caracteres. É como este blog, só que muito, muito mais ágil.


Lá os internautas (e empresas) divulgam de tudo, até os fatos menos interessantes do cotidiano: "estou falando com fulano no telefone há duas horas", "chove muito", "abusei do pãozinho no café da manhã"...enfim, é um espaço para quem quiser dividir sua intimidade com quem estiver disposto a ler.



Claro que os mais populares, com maior número de seguidores são os Twitters das celebridades - acredito que o Luciano Huck seja o campeão nacional de seguidores. O ator Ashton Kutcher  atingiu 1 milhão de "followers" no Twitter antes que a CNN alcançasse esta marca (hoje o ator já tem 4 milhões e 700 mil)  e a mega celebrity Oprah Winfrey tem 3 milhões e 400 mil seguidores!!

As pessoas promovem debates, polêmicas e discussões no microblog. Também, por ser uma ferramenta muito rápida - dá para enviar posts do celular - muitos acabam se entusiasmando e falando besteiras que em segundos estão disponíveis para quem quiser ler. Depois, pode até se arrepender e apagar, mas aí já foi, já caiu na boca do povo, ou melhor, já caiu na rede.

Eu confesso que não tenho muita paciência com o Twitter - para mim parece um Big Brother sem imagens, só com palavras, e pior, sem edição...assim, vc pode acompanhar cada detalhe tedioso da vida de cada um. Quem escreve, no entanto, deve encontrar, assim como eu aqui no blog, uma grande satisfação.

Para comprovar minha teste - o twitter pode ser muito chato - fui atrás de algumas celebridades e resolvi deixar aqui alguns de seus posts (estão todos escritos na ordem em que foram postados):

Preta Gil:
1)  "amores, cheguei em casa agora, fui na festinha da MTV, com todo carinho que tenho pelo canal, me lembro do primeiro clipe que fiz como atriz"
2) "vou tomar banho e começar o dia, entrevista depois gravação do @vaievempretagil, bom dia pra vocês, mando noticias durante o dia."

Sabrina Sato - ela foi bem suscinta em seus comentários:
1) "boa tarde gente" (3ª feira a tarde)
2) "bom sonhos a todos" (na madrugada)

William Bonner (ele é super assíduo, escreve sempre):
1) "As crianças escondem chocolate de mim e pensam que não sei. Achei um coelho "ao leite" na geladeira (um crime). Laura confessou.E entregou."
2) "Vinícius era o dono do ovo de Páscoa de hoje. Quer dizer: de meio ovo - que foi o que restou."
3) "Boa noite, sobrinhos. O tio vai alinhar a caveira com o horizonte e alongar pálpebras."

Não é uma chatice? Eu não entendo qual a necessidade de compartilhar cada momento de sua vida com um monte de estranhos e muito menos qual a graça de ler estas minúcias do dia-a-dia. Enfim, o que é do gosto regala a vida....


Aproveitando o assunto, fui buscar fatos curiosos sobre este fenômeno que é o Twitter e trouxe alguns aqui para vocês:



1. 21%  das contas do Twitter são apenas endereços vazios - gente que quer "registrar" o endereço.

2. Aproximadamente  94% de todas as contas do Twitter tem menos de 100 seguidores.

3. Uma pequeníssima minoria cria todo o frisson na rede - é o que eu também acho, o twitter é uma ferramenta para as celebridades e aqueles que querem se "comunicar" com elas
4. Terça-feira é o dia mais movimentado do microblog. Por que será?

5. 60% dos usuários mais participantes estão nso Estados Unidos

6. homens no Twitter: 54% x 46% mulheres

É bom lembrar que o Twitter é também uma ferramenta de propaganda. O caderno de informática da Folha de São Paulo de ontem tem reportagem grande sobre como usar as redes sociais para vender, comprar e divulgar produtos na rede. As grandes marcas já estão lá: Volkswagen, Coca Cola, Starbucks, Fnac e muitas outras.

Mas hoje não estou com vontade de falar sério sobre como se aproveitar deste espaço e divulgar notícias sobre sua empresa. Hoje quero ficar do lado sórdido mesmo, quero falar das gafes no Twitter (só as de gente conhecida, claro). Aí vão algumas delas:

Claro que, como todo mundo mente na Internet, no Twitter não seria diferente. Assim, é possível (e comum) alguém criar o endereço @giselebündchen e não ser a própria modelo -  pode muito bem ser um gaiato qualquer querendo se divertir. Tudo isso para dizer que há um endereço famoso na rede chamado @nairbello. Quem é? Não sei. Pois bem, em dezembro do ano passado a atriz Fiorella Mattheis expressou sua dúvida (por escrito, no Twitter): “A @nairbello é ela mesmo ou fake?”. A moça tem razão de estar em dúvida, afinal, quem sabe né, com a estréia do filme sobre a vida do Chico Xavier a Nair Bello pode ter se animado....

Já Bruno Gagliasso,  fez a alegria de muita gente ao colocar no microblog seu telefone celular. Teve que trocar o número em seguida, claro.

Thaila Ayala (ela foi a namorada linda do Marcio garcia na novela Caminho das Índias) precisou de muitos caracteres para se justificar, após dizer que não gostava de sentar na primeira cadeira do avião, pois todos a olhavam "como se fosse paraplégica".

Monica Evans: "esta tragédia no Taiti  (?!?) não foi brincadeira não"

E para finalizar, um número (bobo) que representa a dimensão da popularidade do Twitter: se alguém resolvesse ler todos os posts já escritos no Twitter desde seu lançamento em 2006 até janeiro deste ano, esta pessoa gastaria 1000 anos, sem nenhum minuto de interrupção, para cumprir a tarefa. Impressionante, não?

É isso gente.
E amanhã tem mais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário