2010-01-08

Crayola!



Adoro falar sobre marcas de sucesso! Há sempre muito a aprender com as histórias destas empresas capazes de criar marcas que nos fascinam, nos envolvem, nos conquistam e acabam por fazer parte de nossa vida para sempre! Hoje quero falar sobre uma que está presente na minha memória afetiva e olfativa: os famosíssimos giz de cera Crayola! Quem não se lembra deles?




Bom, os crayons da Crayola foram os primeiros giz de cera infantis do mundo, lançados em 1903, numa caixinha com 8 lápis (preto, marrom, azul, vermelho, violeta, laranja, amarelo e verde) - as mesmas cores presentes na caixa de 8 lápis vendida hoje em qualquer loja nos Estados Unidos.

Desenhar com os giz Crayola é uma experiência que deixa registro no cérebro de todo mundo. Isso porque não estamos falando de uma marca de giz de cera qualquer, mas sim de uma marca preocupada com todos os aspectos da criação infantil: quando abrimos a caixa de giz, quando deslizamos um Crayola no papel, somos primeiramente invadidos por um aroma típico da marca - não é exatamente um perfume, é mais um cheiro característico que nos leva à nossa infância (até hoje me transporto para a sala lá de casa). Você sabia que o cheiro destes lápis está ranqueado como o número 18 de um total de 20 dos cheiros mais "reconhecidos" nos Estados Unidos? Café e a medonha manteiga de amendoim são o primeiro e o segundo, respectivamente. Pois é, depois nossos dedos percebem a maciez do giz que corre no papel e que, muitas vezes, de tão macio...quebra, interrompendo o traço e nos dando um susto! E o que falar das cores? Essa gente é obcecada por cores! Se você entrar no website da Crayola, vai encontrar tópicos curiosos como: "color corner - qual a cor preferida dos americanos? Veja votação" (cada cor é descrita em detalhes, começando pelo nome, famíla de cores a qual pertence, ano de criação, em que tamanho de caixa foi originalmente lançada, etc). A Crayola, como já dissemos, lançou primeiramente a caixinha om 8 cores. Hoje, são 120 cores disponíveis, mas se contarmos as cores que a companhia já lançou e aquelas que foram retiradas do mercado, esta conta sobe para 400 cores! É muita coisa, né? E os nomes dos lápis então? Esta é uma questão à parte, que vou contar mais adiante, ainda neste post! Claro que uma marca tão presente assim na vida de todo mundo, e ainda mais na vida dos americanos, tem uma série de adoradores e fãs! São estas pessoas que reclamam quando a companhia "aposenta" algumas cores, ou quando por um motivo ou outro troca os nomes dos lápis. Falando nisso, ADORO os nomes das cores: magic mint, banana mania, cotton candy (algodão doce - fofo, né?), fuzzy wuzzy brown... e por aí vai! Já pensou que divertida deve ser uma sessão criativa dentro da Crayola para pensar nos nomes das cores? Será que eles bebem? Porque pense bem nestes nomes: fuzzy wuzzy brown! macaroni and cheese! razzmatazz (da família dos vermelhos)! asparagus (da família dos verdes)! Adoro!!


Ainda falando das cores e da relação que os consumidores têm com esta marca, quero contar aqui uma passagem engraçada: seguindo os novos tempos e as novas tendências de "politicamente correto", a Crayola resolveu trocar o nome de duas de suas cores - a "Flesh" ("carne") passaria a se chamar "peach" (pêssego) - a empresa entende que as pessoas têm pele diferente e não pode designar uma cor como a correta - e "Indian Red" (vermelho índio, imaginem!!) seria também trocada. No caso desta última, a empresa optou por consultar os consumidores e pedir que mandassem sugestões de nomes. A paixão dos consumidores por esta marca é tão grande que para eles tudo nela já parece perfeito. Assim, adivinhem qual foi a sugestão mais votada? Pasmem: "a cor que antes era conhecida como vermelho índio" (literalmente "the crayon formerly known as indian red). Não é o máximo da lealdade? Infelizmente a companhia não aceitou e criou ela mesma o novo nome -"chestnut" (castanho).

É isso.
Espero que tenham gostado!
E segunda-feira tem mais, com muitas cores!
Bom fim de semana!!

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