2010-01-07

Mais Disney...It's time to remember the Magic!!



Este nome é mágico mesmo! Queria dividir com vocês mais algumas hitórias interessantes sobre a marca Walt Disney (minha preferida, sempre!!)

Vocês já ouviram falar nos Imagineering? Pois é, este é um departamento dos mais importantes do grupo. O nome é o resultado de Imagination + Engineering (Imaginação + Engenharia). Estes caras são os responsáveis, entre outras coisas, por dar vida às atrações dos parques Disney. Eles é que tornam possíveis aqueles brinquedos, sustos, montanhas-russas e todos os encantos que encontramos em cada uma das esquinas do parque!

Claro que eles dispõem de toda a sorte de técnicas e ferramentas para ajudá-los a turbinar a imaginação e assim, nos surpreender sempre e sempre! Uma das primeiras regras, porém é que quando ele estão pensando em uma nova atração, eles não definem logo de cara que tipo de atração será: montanha russa? trem fantasma? trenzinho em volta do lago?...Nada disso! Para eles, a primeira coisa a ser definida é "que tipo de emoção queremos provocar? O que queremos que os visiantes experimentem?" Respondida esta pergunta eles então mergulham em brainstorms e outras sessões criativas. Aliás, aí vão algumas dicas que eles dão para garantir que seu brainstorm seja um sucesso e os resultados os mais inovadores:
1) tenha sempre açúcar à disposição: biscoitos, chocolates, brigadeiros! Açúcar nos torna hiperativos por algumas horas e nossa produção vai lá para as alturas! E todo mundo fica tão feliz e satisfeito com um pratinho de brigadeiro ao alcance das mãos, né?

2) um exercício bem interessante para ser feito antes do dia do evento é pedir que cada participante vá a uma loja que não costuma ir - no caso de adultos do mundo corporativo podem ser lojas de brinquedos, lojas de fantasias, lojas de video game, lojas de produtos para animais de grande porte, lojas de jardinagem, etc. Eleja um segmento desses e peça que os participantes visitem a tal loja e comprem qualquer coisa que eles consigam conectar com o tema do brainstorm - ex.: o problema a ser tratado refere-se à redução de custo de um determinado produto. Pois bem, um dos participantes foi até uma loja de brinquedos e comprou um jogo de tabuleiro que vinha com todas as peças em papelão, para serem montadas. Diferentemente dos jogos de outros fabricantes, em que todas as peças eram de plástico e vinham prontas, neste tudo era de papel e portanto seu custo de produção, mais barato! Essa é uma maneira de fazer com que o time comece a pensar diferente antes do dia do encontro - é um jeto de já ir exercitando o outro lado do cérebro!

3) outro exercício, este para ser realizado no workhop: faça tudo ao contrário! É sim, funciona! Ex: seu problema é baixar custos, baratear a matéria-prima. E se fosse tudo diferente? E se o seu problema fosse precisar fazer tudo mais caro e melhor? Como você faria? Faça este exercício e você vai ver que no meio da "viagem", surgem idéias que despertam seu cérebro para aquilo que você precisa! Pensando ainda no exemplo acima: se fosse fazer um jogo mais caro faria tudo em amestista (não riam, nesta fase não pode haver julgamento!). Assim, o fato de você pensar em trocar de material para um muito mais caro, te leva a considerar a possibilidade de utilizar materiais alternativos, mais baratos, e assim ir em busca da inovação que precisa!

Claro que estes exemplos que usei tão tolos, mas que os exercícios funcionam, isso eu garanto!


Por último, queria contar mais uma curiosidade sobre a Disney: vocês sabiam que todos os executivos da Disney são obrigados a fazer uma "conexão com consumidores" de tempos em tempos? Do que se trata? Já explico: cada funcionário da alta gerência para cima tem que se vestir com a fantasia de algum personagem e passear pelo parque. Isso se repete com bastante frequência! É que a Disney acredita que só quando seus executivos estiverem vestidos de Mickey, Pateta, Donald, Buzz Lightyear, ou qualquer outro personagem inesquecivel, quando eles virem o rosto das crianças a medida que se aproximam, quando ouvem elas conversando, acreditando naquele momento, só aí é que um executivo passa a entender o que significa aquela marca, o que representa o parque, a importância de não se descuidar de nenhum aspecto do entretenimento!




É isso, gente!
Conhece a Disney? Já foi aos parques? Não? Então vá! Sim? Então vá de novo!

E amanhã tem mais...

Um comentário:

  1. Conheço sim. Voltaria para ir em alguns brinquedos. As mintanhas russas na sua variedade,me assustam muuiiiito , lá não iria, é uma questão de idade k k k!!!!!!!
    Um brinquedo que me fascinou foi um passeio virtual de asa delta, com todas as sensações possíveis: cheiro, tato, audição... Queria ir outra vez.Que sonho!
    Quem sabe um dia?

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