2010-01-18

Eu adoro fazer compras!!



Para quem me conhece o título deste post não constitui nenhuma surpresa - ao contrário, é algo mais do que conhecido e motivo de piada na família há algum tempo! Eu adoro sair para fazer compras - de roupas, sapatos (meus absolutamente favoritos), acessórios, bolsas, livros e itens de decoração. São estas as minhas perdições de consumo, os responsáveis pelos meus descontroles financeiros!

Assim, queria dedicar um post à atividade de fazer compras. Como já disse, para mim é uma delícia! Adoro procurar, descobrir maravilhas em um cabide escondido ou um vasinho de flores de cinco reais que é um charme e que ninguém diz que comprei de um camelô. Sou muito democrática com minhas compras - quando recebo uma dica sobre um lugar "quente", corro até lá, não importa onde fique. Já fiquei rodando de carro por mais de 3 horas tentando achar uma loja de louças que supostamente tinha itens incríveis por preços arrasadores. Achei a loja, vi, gostei e comprei!


Também não consigo viajar sem trazer algum "achado" do lugar. Este negócio de que "é só viagem cultural, não faremos compras" para mim não dá. De jeito nenhum!Preciso de pelo menos umas horinhas pelas lojas! Minha irmã mora em Londres, onde tudo é muito, muito caro, mas até quando vou lá acabo encontrando uma feirinha, um lugar de pechinchas, uma lojinha de 1,99. Já entrei na Harrods (a mítica e carésima loja inglesa) e sai de lá orgulhosa com uma sacolinha que continha uma (UMA!) bolinha de árvore de Natal. Era tudo o que eu podia pagar, mas fiquei tão feliz de guardar aquele objeto na mala e, depois, de pendurá-lo na minha árvore! Valeu a pena!

Sei que não é todo mundo que compartilha deste prazer, mas acho que entre as mulheres ele é mais comum.

Já li várias pesquisas que mostram que mulheres e homens compram de maneira diferente. Uma das diferenças refere-se ao comportamento de ambos no supermercado (este tipo de compras eu odeio!!). Ao examinar um produto na gôndola, um homem muitas vezes estará com as mãos para trás e fará uma inspeção rápida naquilo que procura. Já as mulheres, demoram muito mais tempo, tocam o produto, pegam e aproximam-no do rosto e quando possível, cheiram e apalpam. A primeira explicação para esta diferença de comportamento (existem muitas) apóia-se no fato de que as mulheres são muito mais detalhistas que os homens. Com sua visão periférica e capacidade de prestar atenção a milhares de coisas ao mesmo tempo, as mulheres não deixam escapar nada e PRECISAM tocar em tudo o que compram.

Outro comportamento que difere entre mulheres e homens é que enquanto para as primeiras sair às compras com uma amiga é de fato um programão, dificilmente haverá um homem (heterossexual) que combine de ir às compras com outro homem, simplesmente porque a Shoestock já lhe enviou o catálogo com a coleção de inverno! Mulheres fazem isso, gastam tempo com isso, conseguem se imaginar utilizando o objeto de seu desejo, orgulham-se de sua capacidade de selecionar o objeto perfeito. Uma mulher quando compra um vestido imagina o quanto ele vai deixá-la bonita (e mais magra), se compra um batom, visualiza seus lábios coloridos e irresistíveis, se compra um luminária, projeta sua sala como um elegante ambiente digno de ser fotografado para uma revista de decoração.

E o que dizer daquelas lojas que tem à disposição dos consumidores umas mesinhas onde se servem cafés, sucos e, às vezes, até uma taça de prosecco? Não é o máximo? É sim, e é uma grande jogada de marketing, que visa atingir, principalmente, o público feminino. Pensando que mulheres gostam de fazer compras acompanhadas e que têm mais disposição para gastar tempo com esta atividade do que os homens, nada mais natural o que oferecer-lhes um lugarzinho para descansar, sem perder de vista o salão de compras.

Em termos práticos, tudo isso significa que mulheres exigem mais do que os homens no que se refere ao ambiente de compras. Os homens querem simplesmente lugares onde consigam encontrar o que precisam com o mínimo de esforço e de onde possam sair rapidamente. Se um homem tiver que andar e procurar (isto é, fazer compras!!) vai ficar profundamente insatisfeito e frustrado. Provavelmente vai desistir, já que eles não encontram prazer neste "passeio". As mulheres, por outro lado, são mais pacientes e indagadoras, sentindo-se completamente à vontade em um espaço que gradualmente se revela.

É isso.
E amanhã tem mais...



Nenhum comentário:

Postar um comentário