2010-01-29

Primeiro a Renata, depois a Semiótica



Fonte: websites diversos
http://static.rafaelmarin.com.br/blog/uploads/2008/10/analise_sucrilhos.pdf
http://manuscritdepot.com/internet-litteraire/document-pdf.01/infopresse/recherche-marketing/charles-leech.pdf

Primeiramente queria dizer que não escrevi ontem porque passei com minha irmã, Renata, seu último dia no Brasil - ela mora em Londres e estava de férias por aqui. Assim, não tive cabeça para mais nada. Mas, agora ela se foi e ficamos aqui muito tristes e já cheios de saudades dela e do Tony (the one and only). Enfim, é a vida...

Agora, já com a cabeça no lugar, queria falar sobre Semiótica, que é um assunto interessantíssimo e que sempre despertou minha curiosidade.

Semiótica, em linhas (bem) gerais, é o estudo dos signos / símbolos e seus significados. Acho que todo mundo sabe do que tratam os signos abaixo, certo? No entanto, apesar de todos terem um significado comum (a marca), há interpretações que variam de acordo com quem estamos falando (se você é um fã do Barack Obama, a imagem abaixo significa presidente e esperança. No entanto, se você não viu grandes feitos no primeiro ano de gestão do estadista americano, poderá entender o significado da imagem como presidente e decepção).


Minha intenção não é detalhar aqui os fundamentos da Semiótica, mas queria dividir com vocês a parte divertida deste estudo - análise Semiótica de duas embalagens famosas: qual a intenção atrás dos signos, cores, fontes e logos? Vamos ver:

O produto possui duas temáticas distintas: uma original, com os elementos geralmente presentes nos Sucrilhos® Kellogg’s®, e outra do filme Kung Fu Panda™, da Dreamworks®. O conjunto básico de cores da embalagem é azul, vermelho e branco, que faz referência implícita às cores da bandeira americana. Na área relativa ao filme, as cores vermelha e amarela fazem menção às cores da bandeira da China, local onde o (ótimo) filme de animação se passa. A fonte utilizada no nome Sucrilhos é moderna e transmite uma estética de dinamismo, movimento e disposição, que são mensagens importantes para o público-alvo. Já na seção relativa ao filme, a temática da fonte adotada faz referência à tipografia e aos ideogramas chineses.

O tigre Tony®, mascote da empresa Kelloggs® e do Sucrilhos®, além de
servir como uma espécie de ícone para o produto é a representação da força e da energia, passando assim a mensagem de que o produto “deixa forte como um tigre".

A tipografia cursiva utilizada na logomarca da Kellogg’s® reforça a idéia da
tradição dos produtos da marca. Todo o dinamismo empregado na embalagem
nos dá a nítida idéia de que o produto é uma fonte de energia.

o nome “red bull” ("touro vermelho) sugere mensagens que são coerentes com o público alvo desta bebida que é masculino:
– o vermelho é responsável pela natureza brava e energética do touro
– touro excitado e violento
– agressão, conflito, touro e sangue
– um touro cego de raiva, que vê tudo vermelho

Todas estas características são conotações perfeitas para um energético.

O logo mostra dois touros envolvidos num combate "cabeça a cabeça", que combina com a personalidade competitiva da marca. Este comportamento dos animais é normalmente observado quando estão competindo por uma fêmea, mais uma vez em linha com a personalidade da marca. O fato de estes significados estarem traduzidos em um desenho torna o tom da mensagem menos chocante e mais socialmente aceitável.


O formato cilíndrico e alongado da lata carrega uma semelhança (longínqua, mas intencional) com cartuchos de armas de fogo.

Interessante, não? Os elementos de uma embalagem são exaustivamente analisados e nada é escolhido por acaso. Vou pesquisar outros exemplos de estudos de embalagens para dividir com vocês.
É isso.
E segunda-feira tem mais...

2 comentários:

  1. oi, Claudia.
    Senti sua falta ontem, felizmente foi por uma boa causa, logo virão novas férias.
    Como sempre um excelente assunto. São coisas que nós consumidores não paramos para refletir.
    Qd minha filha fazia Belas Artes, ela teve no currículo Semiótica e eu, pra zoar, dizia que era uma forma de ver pela metade. Nem preciso lhe falar que ela ficava muito brava. Justamente por causa da provocação eu nunca lembrava o que significava realmente a palavra, agora vou levar a sério e aproveitar bem a sua aula
    bjs

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  2. Que bom que você gostou,Olívia. Este é mesmo um assunto muito legal e adoro ler as análises (especilmente de embalagens) - a gente nem se dá conta da maioria das coisas mas aposto que ficam "impressas em algum canto do nosso cérebro.
    Origadíssima pela audiência. É sempre uma motivação! bj

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