2010-01-11

Steve Jobs


Fonte: www.allaboutstevejobs.com


A Apple sempre foi uma marca mítica para mim: é a marca dos objetos mais incríveis, sofisticados, coloridos, de design moderno, de gente bacana e bem sucedida! Quer melhor imagem de uma marca? Pois esta é a imagem que a Apple construiu na minha cabeça e na de milhões de outros consumidores. Acho a Apple uma escândalo de marketing eficiente e bem sucedido (e seus produtos correspondem às expectativas criadas pelo tal marketing eficiente, claro!). Agora, quem está atrás do sucesso arrasador é o seu CEO Steve Jobs - o homem é uma potência, um fenômeno!

Primeiramente vale a pena falar um pouco sobre sua insólita trajetória de vida: ele foi adotado, mas sua mãe biológica só entregou a criança aos novos pais depois que estes se comprometeram a mandar o menino a uma faculade quando chegasse a hora. A mãe biológica de Steve Jobs tinha feito faculdade e queria um futuro decente para seu filho. E assim foi feito - Steve Jobs ingressou em uma universidade cara, com um custo bem acima das possibilidades de seus pais. No entanto, lembrando da promessa feita anos atrás, os pais adotivos do moço cumpriram sua parte. Quem não cumpriu foi Steve Jobs, que seis meses depois lagou a faculdade e foi para a India em busca de "iluminação"...


Minha intenção aqui não é entrar na bigrafia detalhada de Steve Jobs, mas apenas ilustrar este post com traços da personalidade e do jeito de trabalhar deste homem que é tão brilhante nos negócios, mas que aparentemente, não lida tão bem com pessoas. Aí vão então algumas curiosidades:

1) ele é dado a acessos de fúria e já despediu funcionários por motivos bem banais (reza a lenda que já mandou embora um funcionáro que lhe trouxe uma garrafa de água de uma marca diferente da solicitada. Mas acho que é só isso: lenda!)

2) seus funcionários morrem de medo dele (lenda ou não, fácil o homem não deve ser!)

3) ele é obcecado por detalhes. Quando estavam desenvolvendo o Ipod, Steve Jobs analisou exaustivamente a caixa que viria a embalar o MP3. Ele achava (muito acertadamente) que a caixa deveria reproduzir a incrível experiência que é ter um produto Apple. Assim, a caixa do Ipod é quase como uma caixa de jóias. O toque, a maneira como ela desliza ao abrir (e fechar), a textura, a beleza da embalagem, até o momento em que ela é completamente aberta e deitado dentro de um "bercinho" está o Ipod. É isso, ele analisou várias opções até chegar àquela que estava a altura do prazer de ter um Ipod. Porque para ele todos os aspectos de um produto têm que ser coerentes: não dá para lançar um Ipod que revolucionaria o mercado num caixa de papelão qualquer. Tudo tinha que ser diferente e sedutor(e é!!).

4) Ainda sobre sua apurada noção de estética, nas palavras do próprio SJ: "A maioria das pessoas erra ao pensar em design simplesmente como "o visual do produto". Para mim o assunto é bem mais complexo, não é apenas a aparência mas também como ele funciona". Steve Jobs já pediu a seus engenheiros que re-desenhassem a placa de circuitos internos do IMac porque ela não tinha uma aparência que combinasse com a estética do produto.

5)o homem também têm obsessão com a confidencialidade do negócio. Ele "planta" informações falsas na companhia para checar se há vazamento, espionagem. Em caso positivo, como foi ele mesmo que passou a tal informação, fica fácil rastrear e descobrir o "traidor".

6)ele é implacável em sua busca por qualidade e excelência

7)é o póprio Steve quem testa os produtos da Apple antes de serem lançados. Ele os usa e os avalia, para depois enviar seu feedback aos engenheiros. Eles não fazem pesquisa com consumidores porque eles têm o mais exigente de todos os consumidores: ele mesmo,
Steve Jobs. Os produtos da Apple são conhecidos por serem fáceis de usar (quase intuitivamente você descobre o que fazer) justamente por terem passado pelas mãos do criador da Apple antes de chegarem ao mercado.

8) Arrogância: sim, ele é arrogante! A Apple vende os produtos mais cobiçados do mundo
e seu CEO sabe disso. Basta dar uma olhada nas campanhas publicitárias da marca. Não tem nada de modéstia, tem?

9)Steve Jobs acredita ter uma missão no mundo: criar novas tecnologias que nos façam progredir. Ele afirma que jamais vai vender produtos baratos, "commodities" segundo ele, ou algo que ele própro não usaria. A Apple, de acordo com seu CEO, não é mais uma empresa vendendo o que todo mundo vende,a fim de fazer dinheiro apenas.





É isso.
E manhã tem mais...

2 comentários:

  1. Jah que vc falou do Steve Jobs e da Apple eu tenho uma fato curioso, que aprendi depois que mudei pros USA.
    Eh sobre o modelo de laptop da Apple chamado MacIntosh. Tem esse nome porque o idealizador do projeto, Jef Raskin adorava o tipo de maca Mcintosh (aqui nos US tem uns 10 tipos diferentes de maca) e entao ele resolveu adotar o nome para o seu novo projeto. Por razoes legais, ao inves de McIntosh ficou MacIntosh.
    Nao eh legal?

    ResponderExcluir
  2. Muito legal e eu nao fazia a menor idéia...
    bj,
    cla

    ResponderExcluir