2009-12-15

Ainda sobre nossos sentidos...hoje, a visão!


Expressões como "comer com os olhos" em português ou, "I see what you mean" ("eu vejo/entendo o que você quer dizer") em inglês, indicam o papel fundamental que a visão exerce na nossa compreensão do mundo! A gente capta o universo através dos olhos, por meio de imagens.

A mesma coisa acontece com nosso cérebro na hora de interpretar os estímulos que chegam até ele. Por ex.: se eu disser a palavra TIGRE, provavelmente o que aparecerá em sua mente será a imagem abaixo...



e certamente não serão as letras T-I-G-R-E...Isso por que nosso cérebro processa imagens ao invés de letras - nossos pensamentos são imagens!

Daí a importância de um bom design, de uma boa embalagem, algo que seja imediatamente compreendido por e sedutor para nossos olhos:

1) 83% da informação retida em nosso cérebro foi recebida visualmente - por isso em algumas propagandas as informações são passadas oralmente e repetidas (escritas) na tela. Vocês selembram do locutores de lojas de móveis e eletrodomésticos que gritam "50% de desconto, mas é só até amanhã!!!"? Se vocês repararem bem, esta mesma informação vem escrita na tela, pois é essa que seu cérebro retém!

2) Marcas de sucesso tem uma identidade visual incrível e reconhecidíssima:




3) o formato é um aspecto que faz com que a marca seja reconhecida instantaneamente (e também responsável por boa parte da longevidade deste recall). Olha aí alguns exemplos:







É isso...Imagem é muito, muito importante, afinal, como já dizia Oscar Wilde, "só os tolos não julgam pela aparência" - ela é de fato a primeira comunicação com o mundo!

E amanhã tem mais...

2 comentários:

  1. Tem razão, é isso mesmo que acontece.
    Talvez esteja na hora dos professores utilizarem este recurso audio-visual em suas aulas, com insistência, para que os conceitos importantes não sejam esquecidos após as provas.
    Comigo acontece o seguinte: numa palestra, preciso olhar o palestrante pois sóo ouço quando o vejo; conforme a ênfase dada a frase,pela voz e gestual, retenho melhor a informação

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc na questão de como os professores dão aula - muito mais imagens são necessárias! Acho que é isso que torna o computador tão popular e com apelo tão forte entre os estudantes - além de ler, há farto material visual. Assim, o aprendizado flui muito melhor!

    ResponderExcluir