2009-12-14

Toque Mágico



Já falamos sobre o poder e a influência dos aromas no nosso cérebro. Hoje vou falar sobre outro sentido - o tato!

1) é o sentido que nos conecta!

2) não é a toa que temos expressões como: "toque pessoal", "me sinto tocado por sua bondade"

3) há pessoas que curam através do toque

4) é a linguagem Braille

A Coca-Cola, este ícone do marketing de sucesso é sempre uma fonte de inspiração para quem gosta dop tema! Vocês sabiam que quando a Coca Cola começou a se tornar popular como refresco (e não mais como tônico), a empresa pediu aos técnicos em embalagem que criassem uma garrafa que atendesse aos seguintes critérios (por volta de 1915):

1) uma pessoa vendada, sem enxergar nada, deveria ser capaz de identificar a garrafa de Coca-Cola só de tocá-la (daí aquelas ranhuras no vidro)

2) uma garrafa com formato e curvas tão únicas que mesmo quebrada seria possível identificá-la pelos cacos. E assim foi feito!




A solução encontrada deu tão certo, o design funcionou tão bem (garrafa + logo), que hoje a gente reconhece a marca Coca-Cola, em qualquer situação - não necessariamente no formato tradicional. Vejam alguns exemplos:




É isso! E amanhã tem mais...

Um comentário:

  1. Muito interessante! nunca havia pensado nisto. Realmente um marketing com muita inteligência pois atravessou gerações, modernizou-se e não perdeu a essência. Parabéns a eles.

    ResponderExcluir