2009-12-18

Lovemarks

Fonte: Lovemarks, livro de Kevin Roberts, CEO Worldwide, SAATCH & SAATCHI


Hoje quero falar sobre um livro que já li e reli várias vezes e que ainda sim fica na minha "mesa dos livros privilegiados" - é uma mesa aqui de casa que guarda uns 10 livros que adoro, dos mais diversos assuntos, e que costumo consultar com frequencia. Este livro, Lovemarks, fala sobre as marcas que moram no nosso coração e como elas conseguiram conquistar nosso afeto.

O grande segredo, de acordo com o livro, é estabelecer uma conexão emocional conosco, pobres compradores!

Vou copiar aqui um trecho do livro que acho bastante inspirador:



"As pessoas, em qualquer parte do mundo, querem emoção"

"Nos meus 35 anos no ramo eu sempre confiei em minhas emoções. Eu sempre acreditei que, através da emoção, é possível contratar as melhores pessoas para trabalhar com você, os melhores clientes para te inspirar, os melhores sócios e companheiros e os mais devotos compradores.

Nos últimos 10 anos o tema "emoção" tem dominado todas as listas de best-sellers. Vá até a Amazon.com, procure por estes títulos e vocês verão o que eu quero dizer: Arte e Emoção; Corpo e Emoção; Cultura e Emoção; Razão e Emoção; Emoção e Espírito; Emoção e Foco; Emoção e Religião; Emoção e Insanidade; Emoção nas Organizações, a tão falada Inteligência Emocional e muitos, muitos outros títulos (até Vampiro de Emoções!)

A emoção se tornou um assunto legítimo de pesquisas sérias."



Agora um "case" relacionado ao assunto, relatado no livro:

"Pai e Filho (Father and Son)

O cantor Cat Stevens foi um grande sucesso dos anos 70, até se converter ao Islamismo em 1977, mudar seu nome para Yusuf Islam e abandonar o show business. Desde então ele tem se dedicado à caridade, apoio à educação e à religião. Assim, não é de se surpreender que ele não queira se associar a muitas de suas músicas, principalmente aquelas que falam de um estilo de vida bem distinto daquele adotado pelo cantor.

Quando os criativos (aqueles que geram as histórias a que assistimos nas propagandas) da agência SAATCHI & SAATCHI manifestaram o desejo de usar uma música do Cat Stevens em uma propaganda, a primeira reação de todos foi "esqueçam. pensem em outra música". O problema é que a música "Father and Son" era perfeita para a idéia que eles tinham em mente (vejam a música no youtube http://www.youtube.com/watch?v=UT9C8GvdJPQ). O pessoal não queria apenas a música como tema de fundo - a música era a própria história: um retrato(bastante emocional) de uma relação das mais especiais: pai e filho crescendo juntos desde o nascimento até a morte. O cliente era a Telecom Nova Zelândia.

A questão "Cat Stevens" poderia representar o final da história, mas a agência considerou aquilo um desafio pessoal - para esta agência "nada, nada é impossível!", mesmo sabendo que ele jamais havia concedido uma permissão dessas. Assim, o time da agência começou a rascunhar um pedido apaixonado para o cantor. Finalmente, com a carta pronta, eles enviaram aquela súplica para Cat Stevens/Yusuf Islam e esperaram. Semanas depois, quando o time já não esperava sequer receber uma resposta, eles escutaram o barulhinho do fax...era de Yusuf! Ele escreveu apenas uma palavra no fax: YES!

Yussuf estava respondendo aquele pedido depois te ter lido a história do comercial e as imagens pensadas para ele - tudo muito emocionante e lindo! Aquilo tudo tocou seu coração. A história tem uma profunda conexão emocional com qualquer pessoa que assista ao filme, em qualquer parte do mundo. Não foi diferente com Cat Stevens/Yusuf Islam.

Um mês depois de a campanha da Telecom Nova Zelândia começar a ser veiculada (com imenso sucesso), o album "Greatest Hits" de Cat Stevens pulou para a lista dos 10 CDs mais vendidos no país.



Vejam o filme também no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=YtU0S1rG2fM

É isso gente, emoção convence, satisfaz, comove, nos leva às lagrimas ou às gargalhadas, emoção vende, vende, vende!

Quais são as propagandas mais emocionantes da sua vida?

É isso, e segunda-feira tem mais!

3 comentários:

  1. Olívia,

    Que bom saber que vc sentiu falta do post matutino! Tive um compromisso logo cedo e só voltei para casa no final da tarde. Prometo ser mais disciplinada no horário para que de manhã vc já possa ler a atualização do blog.
    Muito obrigada pela força, viu?
    Bj grande, claudia

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  2. Gostei muito do seu blog.
    Parabéns pelos posts.
    Sobre este especificamente... é aquilo que aprendemos (e muito) quando trabalhamos com Marketing...
    As emoções regem o ser humano fazendo com que ele tome suas decisões. O importante é fazer com que possamos "tocá-lo" com a intenção de fazê-lo agir em favor a nosso produto/serviço.
    Um abraço.
    Suelem RH e Marketing (http://rhemarketing.blogspot.com)

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  3. Suelem,

    Obrigada por prestigiar o blog e por ler os posts.
    Você está corretíssima - é a emoção que nos impulsiona a tomar decisões!

    Um beijo,
    Cláudia

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