2009-12-16

Por trás das marcas


Queria dividir com vocês algumas práticas que as grandes marcas utilizam para construir uma conexão emocional conosco, consumidores:

1) Visita aos consumidores: é uma prática muito comum e extremamente importante. Os times de marketing das empresas passam alguns dias na casa de algum consumidor específico - esta pessoa é recrutada de acordo com os critérios exigidos pela empresa naquele momento (às vezes um consumidor da marca em questão, outras vezes um usuário da marca concorrente, enfim, o perfil que mais interessar). O time de marketing chega pela manhã e vê a dona da casa realizar várias atividades domésticas: fazer o café da manhã, lavar roupa, ir ao supermercado, guardar as compras em casa, fazer o almoço, levar as crianças na escola, arrumar a casa, passar roupa...tudo o que uma dona de casa faz diariamente. Os marketeiros observam e anotam tudo - as vezes só de observar a maneira como a consumidora guarda os produtos no armário pode surgir um insight que leve a alguma inovação - ex: as embalagens plásticas de sabão em pó (aqueles saquinhos plásticos) surgiram a partir da observação de que consumidoras de baixa renda lavavam roupas num riacho, deixando a caixa de papelão tradicional no chão úmido - a embalagem molhava e o sabão empedrava. Daí nasceu o saquinho plástico impermeável.




2) as marcas passaram anos tentando convencer os consumidores com números e fatos (bem chatos) sobre seus produtos (quem não se lembra de uma época em que era comum a gente ver propagandas em que o protagonista era um cientista, de avental branco, dentro de um laborátório, comprovando que o produto é realmente superior - enzimas, moléculas, performance). Até que alguém percebeu que nada daquilo interessava ao consumidor e as marcas passaram a comunicar o sonho, a história divertida, sem que necessariamente precisasse de um cientista para comprovar tudo o que a propaganda prometia (pensem nas antigas campanhas de sabão em pó e nas campanhas atuais, em que a história vendida é a de que "se sujar faz bem". A mudança é brutal!).




Pensem em marcas como Apple - o que eles vendem? O sonho, claro...ou você já viu alguma propaganda da Apple com técnicos falando sobre a superioridade de seus processadores?




Por enquanto é só!
E amanhã tem mais...

Um comentário:

  1. Cada estratégia hein, que nós pobres consumidores nem imaginamos. Ainda bem que nunca fui requisitada para uma visita destas, pois ficaria muito constrangida. No entanto acho que é mais efetivo que as pesquisas orais que nem sempre correspondem a verdade pq, no andar das perguntas: qtas TVs, tem carro, qtos banheiros? qtas pessoas moram na residência? o cérebro grita: CUIDADO É ASSALTO!e a partir daí as respostas passam a não corresponder a verdade
    Você conhece a piada?
    Uma senhora viúva e sozinha é abordada por um pesquisador, que entre outras perguntas chega a est:
    -Qto homens tem na casa?
    e ela :
    - agora nenhum , mas a noite , ó, tá cheia!

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