2009-12-04

Ainda Sobre a Nova Classe Média

Fonte: Revista Época Negócios, novembro de 2009


Outra questão curiosa que encontrei nesta reportagem, foram as diferenças de gosto e comportamento entre o consumidor da nova classe média e o consumidor da classe A. Vejamos alguns:

1) enquanto o consumidor de classe mais alta prefere receber um tratamento distante e formal quando vai às compras, o da classe C gosta de ser tratado de maneira mais informal - ele adora um bate-papo com os atendentes.

2) a preferência por produtos exclusivos, que o diferenciem da massa é uma característica do consumidor da classe A. Já o da classe C quer consumir objetos e serviçosque o façam se sentir parte de um grupo. Prefere, portanto, produtos já testados e usados por outras pessoas.

3) O consumidor mais endinheirado tem vergonha de pedir descontos e quando o faz não conta para ninguém, enquanto que o menos abastado não só adora uma pechincha (eu também A-M-O um bom negócio, um outlet, uma "baciada"!) como se sente orgulhoso de ser um bom negociante e conta para todo mundo o resultado de sua conquista!

4) a menor fidelização e maior experimentação de produtos vem das classes mais altas. Os consumidores de classe C, por terem menos dinheiro, podem correr bem menos risco e não podem se dar ao luxo de errar na escolha. Assim, este público é muito mais fiel às marcas que já conhece.

5) A classe A encara a experiência de fazer compras como um prazer solitário e individual. Para a classe C, no entanto, comprar um produto novo é uma decisão familiar. Após efetivada a compra, amigos e vizinhos são chamados para ver e comemorar.

6) Para a elite, vitrines e prateleiras devem ser "minimalistas" - poucos item conferem uma sensação de exclisividade. Como dizia Joaozinho Trinta, "miséria é para intelectual, o povo gosta de luxo" - e é isso mesmo, o público de classe C gosta de fartura nas prateleiras! Quanto maior a variedade de itens e marcas, melhor!

Gente, por hoje é só.
Amanhã tem mais!

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