2009-12-17

Disneyworld: The Happiest Place on Earth!



Hoje quero falar sobre o lugar que mais adoro em todo o mundo - a Disney! Já estive lá várias vezes e sempre, sempre me surpreendo com a mágica, o encantamento, o sonho que é atravessar aquele portal roxo, com o Mickey dizendo "Welcome"!

Adoro tudo lá - e mesmo sob o ponto de vista de propaganda, posso falar, sem medo de errar, que a Disney é a maior escola de marketing do mundo! Ainda vou falar muito sobre a filosofia Disney porque já li (e continuo lendo) muita coisa sobre o este mundo encantado!

Neste primeiro texto, vou contar algumas curiosidades sobre esta potência:


1) Tudo dentro da Disney é uma ilusão: o lugar é mais bonito, mais limpo, mais seguro e mais divertido do que o mundo real! Foi o gênio Walt Disney o primeiro a reconhecer que não são só as crianças que querem “escapar” da realidade – os adultos também querem embarcar nesta “viagem ao mundo da fantasia”. E assim como em qualquer show de mágica, você precisa acreditar na ilusão, caso contrário, tudo perde a graça! Já imaginou o que seria encontrar a Cinderela com os sapatos sujos? Você "acorda do sonho" na mesma hora! Desta maneira, não é de se estranhar que tantas pessoas acreditem que a marca Disney seja sinônimo de uma cultura idealizada na qual todos os sonhos podem se realizar!



Uma vez pergutaram a um executivo da Disney como eles conseguiam manter os parques tão imaculadamente limpos. Qual o número de funcionários encarregados da limpeza? A resposta: 45 mil faxineiros! Diante da surpresa de todos (45 mil!?!), o executivo disse que todos os funcionários da Disney - do porteiro ao CEO - todos são responsáveis pela limpeza do parque! Assim, não é raro encontrar um engravatado executivo dentro do parque se abaixando e pegando um papel esquecido no chão! Essa é parte da filosofia Disney - tudo tem que estar perfeito, para que você acredite no sonho, na ilusão!


2) O início, em 1928, com o primeiro desenho do Mickey: Steamboat Willie.



Devido à imaginação incansável de Disney, sua obsessão pela qualidade e seu total desinteresse por balanços comerciais, a Disney nunca esteve em situação financeira confortável até 1937 com o lançamento de Branca de Neve

3) A primeira loucura: Branca de Neve e os Sete Anões!

- O custo (inédito e tido como absurdo) - US$ 1.500.00,00.
- A estréia aconteceu em Dezembro de 1937, com 4000 convidados na platéia.
- Foi a primeira animação em longa-metragem.
- A Branca de Neve e os Sete Anões estavam presentes na estréia, recebendo os convidados!
- no lobby do cinema construiram uma réplica de uma mina de diamantes em tamanho quase natural
- foi considerada pela crítica da época como “a mais extraordinária estréia da história do cinema!
- Foi indicado pela Academia de Cinema ao Oscar de melhor música
- ganhou um Oscar "honorário"



4) A era de ouro dos estúdios Disney: 1940-1960



Após 1966, com a morte de Walt Disney, o brilho e as cores das animações Disney começa a "desbotar"...

É isso. Outro dia conto o desenrolar desta história que, como toda boa história Disney, tem um final feliz

E amanhã tem mais...

2 comentários:

  1. Dia destes eu li, não sei se é verdade, que o Disney foi demitido do jornal em que trabalhava,por falta de criatividade.
    Já pensou o que faria se fosse criativo?
    Será que o chefe viveu para conhecer o Mundo Disney?

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  2. Concordo com cada palavra sobre a magia de Disneyworld. Costumo dividir as pessoas entre aquelas que amam ou odeiam a marca Disney – pra mim, um metodo infalivel de avaliacao de carater!

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