2009-12-28

Perfumes


Hoje queria voltar a falar sobre os perfumes e o (importantíssimo) papel que eles exercem na composição de um produto!

Vamos começar relembrando alguns fatos curiosos sobre a história dos perfumes:

Queimar ervas e flores era uma maneira de invocar os Deuses: – “per fumum”

Religião: todas as religiões usam as fragrâncias como uma forma de purificação e de comunicação entre os homens e Deus. Hoje a Igreja perpetua esta tradição com o uso do incenso


Sedução: Cleópatra eternizou a arte da perfumaria… Ela seduziu Marco Antonio e Julio Cesar usando um perfume feito dos óleos das flores de henna, menta e açafrão





Saúde: Só no final do século 18 é que os perfumes deixam de ser considerados remédios (aromaterapia)


Nós somos comandados pela emoção, assim antes de entender qualquer coisa, a gente primeiro sente (tato, perfume, visão, som). Quando abrimos uma embalagem e sentimos um cheiro de pinho, mesmo sem saber para que serve o tal produto, a gente já começa a classificá-lo de acordo com seu cheiro (limpeza), cor (verde, limpeza, adstringência), textura, etc. Repito: antes de entender, a gente sente!

De todos os sentidos, o olfato é aquele que exerce o maior impacto em nossas emoções(lembram-se da história dos cookies em "Que cheiro é esse?", texto escrito em 01/12/2009?). Vejam diagrama abaixo e tirem suas próprias conclusões (pensem em como somos induzido a acreditar que um produto é pior ou melhor simplesmente por conta de sua fragrância)


Você sabia que se você estiver de olhos fechados e alguém te der uma cebola que tenha sido "tratada" com uma fragrância de maçã você vai acreditar que está comendo uma maçã? Neste caso, nem a textura nem o paladar vão te ajudar. Sem o auxílio óbvio da visão, o que irá prevalecer é o cheiro de maçã, que a despeito de todas as outras evidências, vai te convencer de que está realmente comendo o fruto proibido (ou aquele da Branca de Neve).


É isso.
E amanhã tem mais, também sobre perfumes...

2 comentários:

  1. É isto mesmo. Aprendi que sem o olfato não se sente o gosto e podemos confirmar isto quando estamos gripados.
    Por outro lado, uma pequena porção de fragrância é capaz de nos levar a lugares distantes no tempo e no espaço. O cheiro de lenha queimando no fogão, me recorda infãncia, em Aracaju, numa casa, de amigas de minha mãe, em que entrei apenas uma vez, quando tinha 7 anos. Que saudade!

    ResponderExcluir
  2. outro cheiro que influencia bastante os sentimentos é o cheiro de chuva, antes e depois dela cair, melhor ainda, num lugar de campo (cidade do interior), impressionante que tem um poder de acalmar as pessoas, da mesma forma que algumas músicas que soam nos ouvidos.
    Se você perceber, o ouvido, o nariz e a garganta são tratados por um especialista (otorrinolaringologista), mas nos leva aos mais variados sentimentos.
    abraços e obrigado pelas mensagens, principalmente do Carpe Diem.
    Saudações.
    Beto

    ResponderExcluir