2009-12-31

Michael J. Fox - Um Otimista Incorrigível!


Este é o último post que escrevo em 2009 e queria encerrar o ano falando deste exemplo de garra, força, perseverança, fé e otimismo que é o ator canadense Michael J. Fox, 48 anos, há 19 portador do mal de Parkinson.

Li uma entrevista em que ele afirma que a doença foi um presente, já que graças a ela Michael tem conseguido fazer a diferença no mundo (ele criou a Fundação Michael J. Fox, que financia pesquisadores a descobrir a cura para o Parkinson e que neste ano arrecadou mais de US$ 20 milhões.) O ator (ele hoje faz algumas participações especiais em seriados americanos além de estar à frente da Fundação) esclarece que o momento mais difícil do dia é a hora em que acorda: "Levantar da cama é a parte mais difícil do meu dia. Descubro logo que acordo como vai ser todo o resto do meu dia. Se acordo tremendo muito, já posso dizer que vai demorar para me ajustar. Vou levando dia a dia. Ao tomar os remédios, os sintomas diminuem e me sinto bem. Mas tenho de aceitar que isso não é natural. A medicação me dá uma falsa realidade. Gosto disso, mas não é como meu cérebro trabalha. Penso que é o que me ajuda a levar a vida e a agradecer pelo que tenho".


Michael J. Fox acaba de escrever um livro "Um otimista incorrigível" - é o seu segundo livro. O primeiro, "Lucky Man" (Homem de Sorte) não foi lançado no Brasil. Ambos tratam de suas memórias. Não é incrível que um homem que tinha o mundo a seus pés(fama, sucesso, dinheiro, fãs) e de repente vê sua vida desmoronar ante a notícia de ser portador de uma doença degenerativa incurável, ainda encontre motivos para escrever dois livros com esses títulos? Michael J Fox justifica assim: "Os dois livros tratam de como sua vida pode mudar de repente. Essa virada pode ser boa, mesmo que seja assustadora. Pode te ajudar a crescer."

Esta última fala dele é a essência do que queria transmitir para vocês aqui - a vida muda quando a gente menos espera. Muitas vezes estas mudanças podem, num primeiro momento, parecer ruins, no entanto, acredito naquela frase que diz que "o tempo é o senhor da razão". É incrível como depois de um tempo a gente começa a ver que aquela mudança pode ter vindo para o bem - a gente começa a se sentir mais livre, com direito de reescrever nossa própria história, com uma série de oportunidades pela frente (mesmo que ainda não tenha descoberto quais são, elas existem) e, principalmente, com vontade de fazer tudo diferente e melhor - a gente passa a entender que quando se fecha para o que é novo, a vida vem e atropela tudo. Não devemos nos contentar com pouca coisa só por medo de mudar. A gente merece viver intensamente e ser feliz por inteiro. Assim, por mais assustadora que a situação se apresente, sempre há um lado novo e bom e é a este lado que devemos nos apegar. Ano novo, vida nova! Feliz 2010, gente!



E dia 05/01/2010 tem mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário