2009-12-03

Os Sete Mitos da Nova Classe Média

Fonte: Revista Época Negócios, novembro 2009 ; nº 33


A capa da revista Época Negócios (novembro/2009) anuncia: "A Classe Média que Você Precisa Conhecer". A matéria fala sobre "os protagonistas da maior revolução social do Brasil contemporâneo: a ascensão da classe C". Quero escrever aqui, durante os próximos dias, sobre o conteúdo da reportagem, mas já deixo uma lista interessantíssima dos "7 mitos da nova classe média" (pesquisas qualitativas fazem cair por terra alguns pensamentos recorrentes a respeito deste consumidor). Aí vão eles:

1) Mito: o principal interesse do consumidor é preço baixo
Realidade: Ele prefere pagar por produtos que lhe deem melhor custo-benefício, não necessariamente os mais baratos, afinal, se errar a escolha, não terá dinheiro até o próximo mês para comprar de novo (talvez venha daí a explicação da adesão em massa da classe C ao detergente em pó Omo - a certeza de não errar!)
2) Mito: a nova classe média restringe suas compras de supermercado apenas aos itens da cesta básica
Realidade: No quesito alimentação, ela dá muito valor aos alimentos de indulgência, como chocolates e bolachas recheadas porque são sinal de que existe mais dinheiro no bolso. Quatro em cada dez latas de creme de leite e três em cada dez potes de sorvete são vendidos para a classe média (aqui acho que não era tão mito assim. A gente já sabia que bastava a economia melhorar e sobrar um dinheirinho no bolso da galera para os iogurtes, biscoitos e guloseimas voarem das gôndolas, né?)


3) Mito: Não tem dinheiro para lazer
Realidade: 77% das pessoas da nova classe média acham que o lazer, incluindo viagem, é um luxo que elas merecem. Só que o sonho de viagem não está fora do país, mas aqui dentro - conhecer melhor o Brasil, tanto o litoral como o interior

4) Mito: a propaganda para este publico tem que remeter aos ídolos do momento. Quanto mais conhecida e popular for a personalidade, melhor.
Realidade: Nem sempre. Os maiores ídolos da nova classe média são pessoas próximas, geralmente pais e amigos que se assemelhem a eles. Já em relação aos famosos, fazem sucesso aqueles que venceram na vida por esforço próprio - o consumidor sente identificação com a própria história (Ana Maria Braga, Zezé de Camargo & Luciano e até o presidente)

5) Mito: a nova classe média quer melhorar a vida e, por isso, migrar para os melhores bairros
Realidade: Eles estão felizes onde vivem - sim, eles gostam da periferia. Quando alguém casa, a preferência é morar perto de quem conhece - 42% das pessoas da nova classe média moram a menos de 200m de algum parente. Uma mudança de bairro representa trabalho maior, não só com a mudança mas também para encontrar uma vizinha para ajudar a cuidar do filho ou para ganhar a confiança dos comerciantes locais.

6) Mito: a nova classe média não está conectada à Internet
Realidade: Com a proliferação das (benditas) lan houses e o barateamento dos computadores e notebooks, a inserção é forte nos meios digitais. Cerca de 25% dos lares já tem computador próprio e 60% não só fazem uso de lan houses como também dizem ser um de seus pontos de encontro preferidos

7) Mito: o consumidor da nova classe média não paga contas
Realidade: o maior índice de inadimplência por pessoa é nas classes mais altas. Para a classe C, o não pagamento significa ir para a lista negra do Serasa. Se isso acontece ele perde crédito em todos os lugares onde compra.

Por enquanto é isso...já dá bastante assunto pra gente pensar.
Amanhã tem mais!

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