2009-12-02

Como as Pessoas Decidem - Revista ISTOÉ, 11/11/09

Hoje quero falar sobre uma matéria que saiu na ISTOÉ do mês passado e que explica uma parte de nosso processo decisório: a contribuição de uma noite bem dormida!
Uma das novidades mais recentes vem de um estudo da Universidade da Califórnia (EUA): pesquisadores descobriram que, durante o sono, os neurônios fazem novas conexões cerebrais, estimulando a solução de problemas - daí a expressão inglesa "I'll sleep on it" (vou dormir pensando nisso") que faz todo sentido com o que os cientistas querem provar. A gente aqui também muitas vezes diz "nada que uma boa noite de sono não resolva" - temos que ficar mais atentos ao verdadeiro significados destes ditos populares... Voltando ao estudo, parece que a pessoa encontra uma saída melhor para a dúvida se parar de pensar nela exaustivamente. Dormir é o descanso ideal para o cérebro ativar a criatividade da fase REM. Neste período, a questão permanece na mente, mas livre de preconceitos que acabam influenciando as decisões quando estamos acordados.
"Ja existiam evidências de que, quanto mais pensamos sobre um assunto, pior a decisão tomada. No sono, o inconsciente trabalha sem teorias pre-concebidas" diz o psicólogo americano John M. Grohol,um dos entusiastas da teste. Interessante, não? Claro que uma boa noite de sono não faz milagres, a gente ainda precisa usar a razão para pesar prós e contras, sem se esquecer também de ouvir o que nossa velha conhecida - a intuição - tem a dizer. "Sou muito intuitivo...Na hora de decidir levo em conta tanto interpretações racionais quanto percepções intuitivas. Se empatar, opto pelo que diz minha intuição" Washington Olivetto, publicitário e presidente da W/Brasil
Por hoje é só. Amanhã tem mais...

Um comentário:

  1. falando em intuicao e uma noite de sono: veja que interessante essa teoria sobre como decisoes podem ser "programadas": http://ezinearticles.com/?Reason-or-Gut-Instinct---Which-Rules?&id=994445 .
    Adorei o blog!

    ResponderExcluir