2009-12-08

Por que adoramos tanto o conceito de "grátis"?

Fonte: Predictably Irrational - The Hidden Forces that Shape Our Decisions (Dan Ariely)

Gente, perdão pela ausência, mas o dilúvio que tem caido sobre São Paulo nos últimos dias "derrubou" minha conexão à Internet.

Agora, back in business again, queria comentar um capítulo do livro do Dan Ariely que fala sobre o fascínio que os brindes, os "grátis" exercem sobre nossas cabecinhas.

Quem nunca se deparou com uma promoção "pague 2 e leve 3" ou "compre um shampoo e leve um sabonete de presente"? Durante uma época de vacas magras, meu pai só comprava os produtos que vinham com brinde. Lembro de dois que lotavam as prateleiras da despensa de casa: requeijão Poços de Calda que vinha com um coador azul (tínhamos dezenas de coadores) e a pasta de dentes que vinha com um aparato para enrolar o tubo desde o final de modo que você não deixasse nenhuma molécula do dentifrício na embalagem (também tínhamos um arsenal deste creme dental).

Agora, voltando ao assunto, realmente o custo zero é irresistível, né? Aqui perto da minha casa tem um posto de gasolina que te presenteia com um café (zinho, simples mesmo) no Amor aos Pedaços sempre que vc enche o tanque (mais de 30 litros). Acreditem ou não, eu só abasteço lá e faço questão do meu "vale café". Nunca parei para fazer as contas, e checar se o preço do litro do álcool compensa ou se estou pagando muito mais caro pelo tal mimo. Só sei que toda semana "bato cartão" no mesmo posto. Outro dia ne disseram que a promoção iria acabar. Fiquei muito chateada e pensei até em abastecer o carro duas vezes na semana - uma no início e outra no final para não perder os últimos dias da "mamata". Pode? Pode, sim!

Amanhã vou contar para vocês algumas experiências relatadas no tal livro, que comprovam como nosso cérebro é facilmente ludibriado ou, se preferirem, tem uma lógica que é só sua.

2 comentários:

  1. Eu me lembro de um creme dental que oferecia o tal rolinho: Anti Carie Xavier.

    ResponderExcluir
  2. Pois é esse mesmo que o meu pai comprava! Toneladas de creme dental Anti Carie Xavier!

    ResponderExcluir