2009-12-29

Mais perfumes...Não consigo resistir!



Ainda sobre o mesmo tema de ontem, o poder de uma fragrância reside na sua capacidade de influenciar o processo de tomada de decisão do consumidor, persuadindo-o (a) a escolher um produto ou outro.



A Nike fez uma experiência e montou duas lojas idênticas (com os mesmos produtos), uma ao lado da outra. A diferença é que em uma delas foi usado um aerosol comum, destes que perfumam o ambiente, enquanto na outra loja foi utilizada uma fragrância especial,desenvolvida para uma loja de calçados - um perfume a base de florais. No final da experiência, percebeu-se que na sala especialmente perfumada 84% dos consumidores não só demonstraram mais propensão a comprar os tênis como também concordaram com um preço maior do que aqueles praticados na sala com perfume comum. Incrível, né? Isso explica também esta tendência de algumas lojas desenvolverem seu "cheiro próprio" - alguém já foi à Le Lis Blanc? Esta loja de roupas tem um perfume (muito bom) característico - eles até vendem um aromatizador com a mesma fragrância para a sua casa. Quem passeia pelo shopping sabe do que estou falando – às vezes percebemos que uma loja está perto por causa do cheirinho no corredor. “As lojas querem criar uma imagem olfativa para se diferenciar e para criar uma identificação com o consumidor”, explica a aromacóloga (o termo designa um especialista em aromatização de ambientes) Marisa Schahin. Segundo ela, um cheiro próprio equivale a um logotipo.
"Antes de comercializar o produto existe um processo, o cliente tem que associar o cheiro à loja, gostar e então querer comprar”, conta Marisa.

E o que falar da indústria de perfumaria fina? Dificilmente (acho que nunca) a gente vê uma propaganda de perfumes que enfatize a combinação de ingredientes que resultará naquela fragrância (algo como "Channel, uma combinação de notas amadeiradas e florais") - afinal, o que esta indústria vende é o sonho! Veja o cartaz da Lancôme - nenhuma palavra sobre o aroma, mas uma imagem que sim,vale por mil palavras.

Para encerrar, convém lembrar que o papel do perfume é construir relevância emocional e sua importância num produto não pode jamais ser subestimada. Os aromas são instantaneamente associados às nossas emoções, humor, memória e afetam (muitas vezes sem que a gente perceba) nossa decisão de compra
Hoje, não basta que o cheiro de um produto seja agradável - ele tem que encantar, diferenciar e transmitir as premissas e promessas de uma marca: mais eficiência, limpeza, cudado, nutrição, hidratação, dependendo do produto em questão!

É isso.
E amanhã tem mais!

Um comentário:

  1. Você tem toda razão: um cheirinho bom conquista. E como!!! Pelo prazer de sentir o perfume, inconscientemente a gente vai ficando, olhando os produtos e quando vê....comprou alguma coisa.
    Por outro lado, especialmente para mim, aquele cheiro de defumadores que algumas lojas insistem em manter e chamam de incenso, espantam os clientes. Eu, particularmente, nem paro nas vitrines.Me sufoca

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